Get Adobe Flash player
 
O SAMU realiza a coordenação, a regulação e a supervisão médica direta e à distância de todos os atendimentos pré-hospitalares que se fizerem necessários nas situações traumáticas, ativando as equipes mais adequadas a cada situação, apoiando estas equipes e preparando a recepção hospitalar das vítimas/pacientes.

Quando uma situação de urgência necessita no local da ocorrência da participação conjunta de meios médicos(suporte avançado de vida ou medicalização) e de meios de resgate, o SAMU une-se aos serviços de salvamento e resgate do corpo de bombeiros, polícia militar, polícia rodoviária, defesa civil e/ou das forças armadas.

O SAMU participa dos Planos de Organização de Socorros em caso de desastres ou eventos com múltiplas vítimas, tipo acidente aéreo, ferroviário, inundações, terremotos, explosões, intoxicações coletivas, acidentes químicos ou de radiações ionizantes, etc., ficando responsável pelos atos de saúde nestas situações.

As ações que demandem atendimento a embarcações e aeronaves, em território do Estado de Santa Catarina, são reguladas através da Central de Regulação Médica de Urgência do SAMU de Florianópolis.