COMO INGRESSAR NO SAMU:

Gostar de ajudar o próximo e salvar vidas. Lidar diariamente com situações de urgência, como casos de acidente de trânsito, afogamentos ou suspeita de infarto. Esse é o desafio de quem escolher o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) para trabalhar. A equipe de serviço de saúde pré-hospitalar presta atendimento de primeiros socorros a qualquer hora.

Quem tem interesse em ingressar no serviço, deve considerar o ritmo intenso de trabalho em socorrer e cuidar de pessoas. O SAMU oferece oportunidades para profissionais com diferentes níveis de escolaridade, como o médio, técnico e o superior. As qualificações para ingressar no SAMU variam de acordo com o cargo. Em geral, todos os colaboradores que fazem parte da equipe precisam passar por treinamentos específicos de APH (Atendimento Pré-hospitalar).

Os profissionais do SAMU trabalham em três tipos de Unidades de Atendimento Móveis, entre elas, as Centrais de Regulação de Urgência (CRU), ambulâncias e os Helicópteros. Na CRU chegam todos os chamados de urgência e emergência da população, que ligam para o telefone 192. A CRU conta com uma estrutura física constituída por profissionais capacitados em regulação dos chamados telefônicos, que registram o chamado e coletam informações a cerca da última vítima. Fazem parte da equipe do CRU:

  • Médico Regulador: médicos especialista em emergência que, com base nas informações colhidas dos usuários, são os responsáveis pelo gerenciamento, definição e operacionalização dos meios disponíveis e necessários para responder a tais solicitações, utilizando-se de protocolos técnicos e da faculdade de arbitrar sobre os equipamentos de saúde do sistema necessário ao adequado atendimento do paciente;
  • Rádio Operador: profissional de nível médio habilitado a operar sistemas de radiocomunicação e realizar o controle operacional da frota de veículos de emergência;
  • Técnico Auxiliar de Regulação Médica: profissional de nível técnico habilitado a prestar atendimento telefônico às solicitações de auxílio provenientes da população, nas centrais de regulação médica, devendo anotar dados básicos sobre o chamado (localização, identificação do solicitante, natureza da ocorrência) e encaminhar a solicitação para o médico regulador. As ambulâncias realizam o atendimento e levam os pacientes de forma segura e eficiente, com os mais modernos equipamentos médicos e tecnologia, para UPAs e hospitais (públicos ou privados). O SAMU conta com dois tipos viatura: a Unidade de Suporte Básico (USB) e a Unidade de Suporte Avançado (USA UTI MÓVEL). As USBs atendem a casos de menor complexidade e contam com equipamento básico de suporte à vida. Neste caso, a equipe é formada por:
  • Condutor Socorrista: é necessário possuir CNH categoria D, e pelo menos seis meses de experiência como condutor. Além de dirigir o veículo, o profissional precisa ter conhecimento de ações básicas no suporte à vida, como reanimação cardiopulmonar e imobilização.
  • Técnico em enfermagem: presta os cuidados necessários aos pacientes atendidos pela USB. Para atuar nesta função precisa ter registro no COREN (Conselho Regional de Enfermagem) como Técnico de Enfermagem e conhecimento sobre atendimento pré-hospitalar.

Em relação as USAs, que possuem aparelhos e equipamentos semelhantes aos da UTI hospitalar, têm sua equipe composta por condutor socorrista, médico e enfermeiro.

  • Médico: responsável pelo atendimento necessário a estabilização do paciente, no local do evento e durante o transporte;
  • Enfermeiro: responsável pelo atendimento de enfermagem necessário para o cuidado e estabilização do paciente, no local do evento e durante o transporte; As unidades aéreas (Arcanjos), que têm a parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, são utilizadas em casos de atendimento de difícil acesso ou necessidade de remoção rápida ou de longa distância. A equipe do helicóptero é composta por enfermeiro com especialidade em medicina aéreo espacial e o médico especializado em transporte e resgate aéreo, além do piloto, co-piloto e tripulante do Corpo de Bombeiros Militar.

Para ingressar no SAMU depende da função escolhida. Nas USAs, o Médico Intervencionista (ambulância), Enfermeiro e o Socorrista, que são contratados pela FAHECE, prestam um processo seletivo, assim como, o Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM) e o Rádio Operador também. Quem tiver interesse na vaga de Médico Regulador é preciso fazer o Processo Seletivo Simplificado oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde. Já nas USBs, o Socorrista e o Técnico de Enfermagem passam por processo seletivo ou concurso público que fica a cargo do Município de atuação de cada unidade. Faça sua inscrição no site: www.fahece.org.br/trabalhe-conosco