INSTITUCIONAL

Quem somos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192, componente móvel da rede de Urgência e Emergência presta atendimento pré-hospitalar, através de escuta permanente pelo telefone 192, gerenciando e despachando as unidades de suporte básico ou avançado de vida (ambulâncias).

O SAMU presta atendimento de saúde e conta com equipes de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e socorristas. O serviço prestado ocorre no menor tempo-resposta possível – com a garantia do acesso do paciente à Unidade de Saúde mais adequada.

O atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefônico 192, quando são dadas as orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita e funciona durante 24 horas, todos os dias da semana, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre os pacientes e sua localização.

As situações de urgência atendidas pelo SAMU são casos de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras que possam levar ao sofrimento, sequelas ou mesmo à morte.

O SAMU Santa Catarina oferece cobertura de atendimento em 100% do território catarinense, ganhando destaque entre outros SAMUs do Brasil. No Estado temos 26 USAs, 95 USBs, 02 Helicópteros (asa rotativa) 02 aeronaves asa fixa.

COMO FUNCIONA O SAMU

  • Após ligar para o 192, a ligação será atendida por um técnico da Central de Regulação de Urgência – CRU, e ele solicitará informações obrigatórias como: nome, idade do paciente, endereço completo ou ponto de referência e o motivo da ligação;
  • O usuário que ligar ao 192 deve fornecer as informações solicitadas pelo técnico da Central de Urgência e aguardar na linha as orientações. A partir desse momento, o usuário já está sendo atendido pelo SAMU, independentemente do envio da ambulância ou não;
  • A ligação, conforme o motivo da ligação, é transferida para o médico regulador, que avalia as informações passadas pelo solicitante e, quando possível, conversa diretamente com o paciente. De acordo com a gravidade do caso, o médico define as ações a serem tomadas, que poderão ser orientações ou o envio de uma ambulância, conforme a ordem de prioridade baseada na gravidade dos pacientes que acionam o SAMU;
  • Quando houver a necessidade de envio de uma ambulância até o local, o rádio operador é o profissional que localiza a unidade móvel mais próxima ao endereço do paciente e repassa às equipes todas as informações sobre o atendimento. A prioridade é prestar o atendimento ao usuário mais grave, no menor tempo possível, conforme ordem de gravidade dos pacientes;
  • O atendimento poderá ser realizado por uma USB – Unidade de Suporte Básico ou USA – Unidade de Suporte Avançado (UTI móvel), que irão prestar o primeiro atendimento ao paciente e, se necessário for, encaminhá-lo a uma unidade de saúde.

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800