Após ligar o 192, o cidadão é atendido por um Técnico Auxiliar de Regulação Médico, conhecido como TARM, que direciona o caso para um médico regulador, que, após verificar a urgência do procedimento, acionará um rádio operador, o qual ativará a ambulância mais próxima ou adequada e dependendo da gravidade da situação, definindo se irá utilizada uma USA ou uma USB. Quando há o código vermelho, no qual o risco de morte é iminente, o objetivo é atingir cerca de 1 minuto e 30 segundos – do atendimento do Rádio Operador até a ambulância.
AS EQUIPES DO SAMU
Equipe da central de regulação
Médicos reguladores
Técnicos auxiliares de regulação médica
Controladores de Frota e Radioperadores
Equipe das Unidades de Tratamento Intensivo Móvel (UTIM)
Médico
Enfermeiro
Motorista-socorrista
Equipes das Unidades Móveis de Suporte Básico
Técnico de Enfermagem
Motorista-socorrista
Equipe do Helicóptero de Suporte Avançado ARCANJO I
Médico (SAMU)
Enfermeiro (SAMU)
Piloto (Corpo de Bombeiros)
Operador de Vôo (Corpo de Bombeiros)
UNIDADES DE SUPORTE MÓVEIS
-
Unidades de Suporte Básico (USB):
Cada Unidade Móvel de Suporte Básico, além de material de consumo, como medicamentos, conta com: rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de O2, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil.
-
Unidades de Suporte Avançado (USA):
Já a USA conta com, além do material de consumo, uma incubadora para transporte de recém-nascido, um aspirador cirúrgico para ambulância, um respirador a volume, um monitor multiparâmetro, um oxímetro digital e bomba de infusão para seringas, bem como todo o material para imobilização e medicamentos de cuidados intensivos.