Como Funciona

 

Após ligar o 192, o cidadão é atendido por um Técnico Auxiliar de Regulação Médico, conhecido como TARM, que direciona o caso para um médico regulador, que, após verificar a urgência do procedimento, acionará um rádio operador, o qual ativará a ambulância mais próxima ou adequada e dependendo da gravidade da situação, definindo se irá utilizada uma USA ou uma USB. Quando há o código vermelho, no qual o risco de morte é iminente, o objetivo é atingir cerca de 1 minuto e 30 segundos – do atendimento do Rádio Operador até a ambulância.

 

AS EQUIPES DO SAMU

 

Equipe da central de regulação

Médicos reguladores

Técnicos auxiliares de regulação médica

Controladores de Frota e Radioperadores

 

Equipe das Unidades  de Tratamento Intensivo Móvel (UTIM)

Médico

Enfermeiro

Motorista-socorrista

 

Equipes das Unidades Móveis de Suporte Básico

Técnico de Enfermagem

Motorista-socorrista

 

Equipe do Helicóptero de Suporte Avançado ARCANJO I

Médico (SAMU)

Enfermeiro (SAMU)

Piloto (Corpo de Bombeiros)

Operador de Vôo (Corpo de Bombeiros)

 

 

UNIDADES DE SUPORTE MÓVEIS

  

Cada Unidade Móvel de Suporte Básico, além de material de consumo, como medicamentos, conta com: rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de O2, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil.

 Já a USA conta com, além do material de consumo, uma incubadora para transporte de recém-nascido, um aspirador cirúrgico para ambulância, um respirador a volume, um monitor multiparâmetro, um oxímetro digital e bomba de infusão para seringas, bem como todo o material para imobilização e medicamentos de cuidados intensivos.