SAMU realiza mais de 189 mil atendimentos no primeiro semestre de 2023

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina registrou um total de 189.843 ocorrências atendidas, entre os períodos de 1º de janeiro a 26 de junho. O relatório da Superintendência de Urgência e Emergência (SUE) apontou que dessas ocorrências, 92.743 demandaram o envio de veículos, incluindo Unidades de Suporte Básico, Avançada e a aeronave Arcanjo. Já os atendimentos que envolveram apenas orientação médica por telefone totalizaram 97.100.

SAMU realiza mais de 189 mil atendimentos no primeiro semestre de 2023

As regiões que concentraram o maior número de atendimentos nos últimos seis meses foram Florianópolis, com mais de 37 mil ocorrências, Joinville, com mais de 34 mil, Blumenau, com mais de 29 mil, e Criciúma, com mais de 27 mil. Desde o início das atividades em 2005, o SAMU tem se dedicado a prestar atendimento pré-hospitalar de urgência com excelência, cobrindo 100% da população do estado e oferecendo um serviço gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o SAMU de Santa Catarina conta com 26 Unidades de Suporte Avançado (USAs/UTI móvel), 95 Unidades de Suporte Básico (USBs), 2 helicópteros e 2 aeronaves de asas fixas.

O atendimento do SAMU tem início a partir do chamado telefônico feito para o número 192, no qual são fornecidas orientações sobre as primeiras ações a serem tomadas. A ligação é gratuita e está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, para telefones fixos e móveis. Os técnicos de atendimento identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre os pacientes e sua localização. O SAMU atende situações de urgência que abrangem casos clínicos, cirúrgicos, traumáticos, obstétricos, pediátricos, psiquiátricos, entre outros que possam resultar em sofrimento, sequelas ou até mesmo morte.