Um trote repassado aos serviços de urgência e emergência pode causar sérios transtornos em toda rede de saúde pública. Uma das formas para reduzir e combater este problema, é com o EducaSamu, que leva até as escolas o ensinamento básico para as crianças de quando chamar o 192. O projeto já atendeu mais de 7,8 mil crianças entre os meses de janeiro e meados de abril deste ano em Santa Catarina.
O EducaSAMU tem a meta de instruir crianças e adolescentes sobre como e quando realizar acionamento do serviço 192, elucidar sobre os riscos e transtornos gerados pelos trotes e como identificar situações emergenciais, como AVC e infarto. O projeto está presente em todas as regiões do estado por meio de Educadores que levam até as escolas informações de forma gratuita.
Em abril, a equipe esteve presente na Escola Municipal de Educação Básica Maria Linhares de Souza, em Itapema. A diretora-geral do SAMU/USA, Carla Birolo, a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Rosemeire de Souza Castro, e as educadoras Elisandra da Rosa, responsável pela Foz do Itajaí, e Tatiana Santos acompanharam a atividade com alunos do 7º e 8º ano.
O trabalho segue sendo realizado por todas as regiões, levando informação e educação para nossas crianças e jovens.