A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu novos equipamentos com mais tecnologia e recursos para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina. Trata-se de manequins para treinamento de reanimação cardiopulmonar (RCP) com dispositivo de feedback, que serão utilizados na capacitação dos profissionais de urgência. Foram adquiridos por meio de contrapartida de instituições de ensino referente aos estágios realizados nas unidades móveis do SAMU.
“Esses equipamentos vêm somar a expertise do SAMU no atendimento e implementação de cuidados às vítimas nas situações de urgência e emergência. Os manequins serão fundamentais para a capacitar os profissionais do SAMU, criando um ambiente virtual e técnico, com a possibilidade de instrumentalizar e avaliar a assistência prestada em situações de urgência, em que não pode haver erros. Os manequins servem para implementar e tornar o profissional apto para esse atendimento”, explica Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência.
Os manequins de feedback, também conhecidos como simuladores de feedback para ressuscitação cardiopulmonar (RCP), são ferramentas essenciais para o treinamento dos profissionais do SAMU 192.
“Eles fornecem dados imediatos sobre a profundidade, ritmo, e retorno das compressões torácicas, além da ventilação. Desta forma, os alunos conseguem ajustar suas técnicas em tempo real, garantindo que as manobras realizadas durante a prática sejam as mais eficazes possíveis para garantir a circulação adequada”, explica Juliana Guaresi, coordenadora do Núcleo de Educação de Urgência (NEU).
Estudos mostram que a prática com feedback imediato melhora significativamente a retenção das habilidades de RCP. Os manequins permitem que o treinamento de RCP seja alinhado com as diretrizes mais recentes de instituições, como a American Heart Association (AHA). Isso garante que os profissionais estejam aprendendo e praticando as técnicas mais atuais e satisfatórias. Os equipamentos registram dados sobre as ações realizadas durante a capacitação, como a eficácia das manobras realizadas, permitindo que os usuários e instrutores revisem e avaliem o desempenho para identificar o que precisa ser melhorado.
Juliana afirma ainda que os manequins são uma ferramenta vital para garantir que as manobras de RCP sejam realizadas de maneira correta e eficaz, aumentando as chances de sobrevivência e melhorando o prognóstico das vítimas de parada cardiopulmonar. “Equipes mais qualificadas estão preparadas para atuar em situações reais de emergência, garantindo atendimento humanizado e de ponta aos cidadãos catarinenses”, finaliza.
Daniela Melo
Assessora de Comunicação
SAMU SC