Motolâncias do SAMU serão implantadas em Chapecó e Itajaí

Santa Catarina tem boas razões para comemorar. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) aprovaram a implantação de quatro motolâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU): duas em Chapecó e duas em Itajaí. Para o serviço iniciar, o próximo passo é a aquisição das motos e o treinamento das equipes com o curso de pilotagem defensiva.

MAF 586 site

As motolâncias têm beneficiado os usuários por vários motivos e oferecem vantagens com relação às ambulâncias convencionais. A rapidez e a eficiência no atendimento de emergências são os principais fatores. O serviço facilita o acesso aos locais de grandes congestionamentos e os de difícil entrada - vielas estreitas, comunidades de difícil acesso e áreas rurais -, além de diminuir o tempo resposta das ocorrências.

“A crescente demanda pelo serviço de emergência e o desafio de realizar um atendimento mais rápido e com qualidade, impulsiona a adoção de soluções inovadoras, como é o caso das motolâncias”, considera Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência.

As motolâncias são pilotadas por um técnico de enfermagem, treinado, para realizar o primeiro atendimento emergencial ao paciente. Elas estão equipadas com o essencial para a prestação de cuidados com a saúde, como desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, cilindro de oxigênio, equipamentos para suporte básico de vida e outros suprimentos médicos. As motos servem como apoio das Unidades de Suporte Básico (USB) e das de Suporte Avançado (USA).

Para Dionísio Medeiros, diretor do APH Móvel, a implantação de motolâncias tem o potencial de melhorar significativamente a eficiência do atendimento de emergência e aumentar as chances de sobrevivência em casos críticos. “Esse impacto é especialmente notável em cidades com altos índices de acidentes de trânsito, onde cada minuto conta pra salvar uma vida”, ressalta ele.

Como uma solução inovadora e eficaz para enfrentar os desafios do atendimento de emergências em ambientes urbanos complexos, as motolâncias também salvam vidas e promovem uma saúde pública mais eficiente e acessível.

Ampliação das motolâncias

Os secretários Municipais de Saúde que têm interesse em implantar as motolâncias, deverão efetuar o pedido através de um ofício com anuência do prefeito, para a Superintendência de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SUE/SES), para efetivar o processo. Antes da ampliação do serviço será realizado um estudo de viabilidade, com detalhamento técnico, para ter conhecimento se é possível realizar o serviço na localidade. Além disso, vale ressaltar que os municípios deverão ter a Unidade de Suporte Básico (USB) ativa para a viabilização das motolâncias.