O governo de Santa Catarina lançou nesta segunda-feira(16) a Estação Verão, um pacote de ações e esforços conjuntos para otimizar os trabalhos do Estado durante a temporada. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está se preparando com reforço no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ações de combate à dengue e orientações de cuidados com as altas temperaturas.
“A nossa rede vem sendo preparada ao longo de todo o ano, com os municípios, com as unidades hospitalares, com toda a rede credenciada. Qualificamos, colocamos equipamento, colocamos recursos. Recentemente lançamos o exame de hematócrito rápido para detectar a dengue com mais qualidade, com mais rapidez, para atender o cidadão, tanto quem é daqui quanto os turistas, de uma maneira rápida e adequada”, destaca o secretário de estado da Saúde, Diogo Demarchi.
O SAMU vai ampliar um posto de atendimento médico 24 horas na Central de Regulação de Urgência (CRU) em Balneário Camboriú. O atendimento também será ampliado com as motolâncias nos municípios de Balneário, Itapema e Itajaí. Em Itapema, será implantada uma nova Unidade de Suporte Avançado visando aprimorar a resposta a emergências médicas na região.
O estado atuará nas cidades litorâneas com 31 ambulâncias de suporte básico (USB) , 13 ambulâncias de suporte avançado (USA), 6 motolâncias, 3 helicópteros e um avião com suporte avançado.
“Seguimos ampliando nossas equipes e nossos profissionais estão preparados para atender ou orientar, acolhendo os chamados de emergências por meio do telefone 192”, destaca Marcos Antonio Fonseca, Superintendente de Urgência e Emergência da SES.
Combate a dengue
Entre as ações, destaca-se o lançamento de um aplicativo de manejo clínico da dengue e a implementação de testes rápidos de hematócrito, aparelho que ajuda a definir se o paciente com dengue corre o risco de desenvolver uma forma grave da doença. Também foram adquiridas duas camionetes e 100 unidades de pulverizadores motorizados portáteis para aplicação de inseticida.
Qualidade da água
Outro aspecto importante é verificar a balneabilidade das águas para recreação, para evitar problemas de saúde. Antes de aproveitar praias ou rios, é recomendável verificar os boletins de balneabilidade. O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Santa Catarina (Lacen) realiza análises das amostras de água e indicam se os locais são seguros para banho ou não.
Cuidados com a saúde
Também no verão, altas temperaturas podem trazer riscos à saúde, como desidratação, insolação e agravamento de problemas cardiovasculares e respiratórios. Por isso, é importante tomar precauções para se proteger e aproveitar os dias quentes de forma segura. Desta forma, a SES também irá divulgar orientações e dicas para que as pessoas redobrem os cuidados neste período.
Daniela Melo
Assessora de Comunicação
SAMU Santa Catarina