Get Adobe Flash player

O governador Raimundo Colombo e o secretário da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, entregam nesta terça-feira, 07, 30 ambulâncias no valor total de R$ 3,8 milhões para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os recursos são do Governo do Estado e permitirão recompor a frota com 22 Unidades de Suporte Básico (USB) e oito Unidades de Suporte Avançado (USA). A entrega ocorrerá às 10h30min, em frente ao centro Administrativo.

“Temos veículos que estão há mais de sete anos em atividade. Com a importância do serviço prestado pelo Samu, optamos por repor a frota com recursos próprios do governo estadual e, desta forma, garantir um melhor atendimento à população”, comenta o secretário Dalmo Claro de Oliveira.

Os municípios de Criciúma, Laguna, Lauro Müller, Braço do Norte, Lages, Campo Belo do Sul, Otacílio Costa, Bocaína do Sul, São José do Cerrito, Tijucas, Blumenau, Rio do Sul, Ituporanga, Ibirama, Taió, Pomerode, Timbó, Chapecó, Maravilha, Ponte Serrada, Quilombo e Balneário Camboriú receberão Unidades de Suporte Básico. Já as oito Unidades de Suporte Avançado serão destinadas para Criciúma, Lages, Blumenau, Florianópolis, Joinville, Tubarão, Joaçaba e Caçador.

Estrutura

O SAMU conta hoje com uma central de regulação em Joaçaba e centrais integradas em Balneário Camboriú, Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Lages e Joinville.

Atualmente, o SAMU trabalha com uma frota de 22 Unidades de Suporte Avançado (USA), 101 Unidades de Suporte Básico (USB), quatro Veículos de Intervenção Rápida (VIR) e dois helicópteros, mantendo parcerias com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal, com uma média de 23 mil atendimentos mensais. Desde a sua implantação no território catarinense, o SAMU já prestou mais de 1,4 milhão de atendimentos.

Desde a última quarta, 01, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina passou a ser gerenciado pela Organização Social (OS) Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina – SPDM. Com o novo modelo de gestão adotado pelo Governo do Estado, o qual dará mais agilidade, eficiência e qualidade ao atendimento, o quadro de funcionários teve um acréscimo de 400 profissionais.