O que é o SAMU

 

O SAMU é um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que foi desenvolvido pela Secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, em parceria com o Ministério da Saúde e Secretarias Municipais, cuja missão é regular atendimentos de urgência e emergência em todo o Estado. Também é responsável pelas transferências de pacientes graves, operando tanto em ambulâncias USAs e USBs, que são Unidades de Suporte Básico e Avançadas, como também no transporte aéreo, com sua aeronave, o Arcanjo. Nas Unidades de Suporte Básico, a equipe é composta por um condutor-socorrista e um técnico em enfermagem, enquanto, nas Unidades de Suporte Avançada, a organização da ambulância é combinada por um médico, um enfermeiro e um condutor-socorrista. Ao todo, em Santa Catarina, são 23 USAs e 97 USBs.

 

 

VISÃO, VALORES E MISSÃO

 

Hoje, o SAMU SC possui como missão a prestação de atendimento pré-hospitalar de urgência com excelência à toda a população do Estado, bem como atender o paciente de forma ágil e eficiente, com profissionais capacitados e recursos tecnológicos adequados, além de ser reconhecido como referência neste tipo de procedimento, atendendo 100% das solicitações no menor tempo-resposta possível – com a garantia do acesso do paciente à Unidade de Saúde mais adequada.

 

Missão

Prestar o atendimento pré-hospitalar de urgência com excelência a população de Santa Catarina, além de realizar a coordenação, a regulação e a supervisão médica, direta ou à distância, de todos os atendimentos.

Visão

Atender o paciente de forma ágil e eficiente, com profissionais capacitados e recursos tecnológicos adequados, cumprindo 100% das solicitações no menor tempo-resposta possível, com a finalidade de ser referência neste tipo de procedimento. 

 

Valores

Garantir o acesso do paciente à Unidade de Saúde mais adequada e proporcionar o melhor atendimento pré-hospitalar de urgência, tanto em casos de traumas quanto em situações clínicas, prestando sempre os cuidados médicos apropriados ao estado de saúde do cidadão.